Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2007

ARTIGO - Tu vai morrer “pedreiro”...

“Pedreiro” continua assim nessa vida que a tua morte é certa.
Calma... calma
Nenhuma alusão negativa a nobre profissão dos pedreiros que edificam nossos lares.
Mas sim, aos “pedreiros” que destroem os lares..
Certos de que o crack é a “pedra da morte”, muitos “pedreiros” estão se matando dia a dia e matando também suas famílias.
Li recentemente em jornais locais, reportagens relatando a realidade que já conhecíamos a tempos, só que agora parece que está mais próxima e podemos ter a certeza de que se nada for feito, chegará sim a nossos lares, quer seja através de um filho, parente, amigo ou vizinho.
Não estamos imunes a isso!
E isso nos afeta também.
Você pode pensar, “não é problema meu”, mas infelizmente é sim, é problema meu, seu e de toda a sociedade.
Na verdade esse problema não é recente e também não seremos hipócritas pensando que acabará.
Não será num passe de mágica que tudo se resolverá.
Pois a droga é uma realidade que está em nosso meio e sempre será assim, infelizmente.
O que devemos, é aprender a nos defender dela e trabalharmos na prevenção e se necessário fazermos também os tratamentos necessários.
Como as citadas reportagens nos relataram, a maioria das situações são de famílias desestruturadas.
Mas pergunto: A família desestruturada causa o drogadicto ou o drogadicto causa a família desestruturada?. (Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ?)
Através de nosso trabalho voluntário, tivemos a oportunidade de conhecer vários casos de que, não é porque o pai e a mãe se separaram, ou porque tem menos recursos financeiros, ou mora em lugar diferente, que o filho(a) usa droga. A realidade do crack e de outras drogas, afeta também pessoas de boas famílias, de famílias ditas “nobres” em nossa sociedade, profissionais liberais, empresários, pastores, padres, enfim essa porcaria (desculpe o desabafo) não escolhe, cor, credo, profissão, classe social ou qualquer outra situação.
Pode afetar a todos. Inclusive você, diretamente ou indiretamente.
Mas então o que fazer?
Algumas pessoas já opinaram suas possíveis soluções, como exemplo o nosso excelentíssimo ministro Gilberto Gil, que ao meu ver anda na contramão da solução e da história, em recente entrevista, ele propõe que a droga seja “liberada” pois conforme sua opinião, assim deixa de ser um caso de policia e torna um caso de saúde publica, a exemplo de alguns paises da Europa que funciona nesse método.
Mas em nosso país a saúde publica é melhor do que a policia?
Infelizmente nem um nem outro será capaz de prevenir ou melhorar essa situação, sozinhos.
Os únicos agentes que realmente que podem fazer toda a diferença somos nós pais, mestres, educadores.
É a família, os entes-queridos, os mais chegados, os verdadeiros amigos.
Sim, a solução está em nossas mãos.
Mas como fazer isso?
Como podemos ajudar alguém, como podemos enfrentar essa situação tão catastrófica?
Posso rapidamente recorrer a um livro muito importante e que serve de orientação para nossas vidas:
Lá diz assim: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” Salmo 127:1
E é isso mesmo que temos que rever, pois Deus é o instituidor da família, foi Ele quem a criou e ele quem a norteia e qualquer filosofia fora disso, para mim é “balela”.
Não estou aqui pregando essa ou aquela denominação ou religião, mas sim olhando para a situação aos olhos da Palavra de Deus.
Pois como podemos falar em educação sem falar em bíblia: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” Provérbios 22:6.
Como podemos falar em drogas, sem falar em bíblia: “O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora, todos aqueles que por eles é desviado não são sábios” Provérbios 20:1.
Como falar em família, sem falar em bíblia: “Crê no Senhor Jesus, e será salvo tu e tua casa” Atos 16:31
E assim poderíamos citar vários e vários temas, assuntos, relacionados ao nosso problema : droga, e encontraremos todos eles na bíblia.
Ali temos os problemas mostrados e as soluções também.
Mas infelizmente perdemos esse referencial em nossos lares e não é só porque não freqüentamos a igreja, mas é porque somos desviados mesmos.
Nossos corações são assim, por natureza somos assim e só quando reconhecermos isso, quando aceitarmos que não existe vida sem Deus, é que nossos problemas começarão a minimizar.
Vejam bem que não falei acabar, mas sim minimizar. Não nos iludamos pensando que será tudo mais fácil, pois o próprio Senhor já nos deixou isso bem claro: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, Eu venci o mundo” João 16:33
Porem a grande diferença é que com Ele, temos um aliado muito poderoso e muito mais forte do que qualquer droga, do que qualquer vicio, do que qualquer dificuldade. E mesmo que as aflições nos venham, mesmo que as dificuldades nos pareçam muitas, mesmo que os revés da vida nos ataquem, podemos dizer com certeza absoluta: “...eu sei em quem tenho crido” II Timóteo 1:12
E isso já é motivação suficiente para banir de minha vida todo e qualquer pensamento de fraqueza e de derrota.
Em nosso “humilde trabalho de formiguinha” no GAMA, ouvimos varias e varias situações das mais diversas imagináveis, porem a maioria das famílias são unânimes e quase todas acabam numa frase só : “eu não sei mais o que fazer”.
E ai caros leitores, respeitando a crença de cada um, mas só tem uma solução : Volte-se a Deus.
Volte ao “primeiro amor”, ali encontrarás abrigo, proteção, orientação, discernimento, consolo, paz e motivação para ajudar alguém a se livrar do vicio ou até você mesmo se livrar (se for o caso).
Podemos e fazemos de tudo, medicação, reunião, conversas, terapias, mas se Deus não estiver em primeiro lugar, tudo isso é em vão.
Queres mais para tua vida? “: “ponham em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas lhes serão acrescentadas” Mateus 6:33
Queres paz, queres sossego, queres sucesso: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.” Josué 1:8
Para quem usa droga, ou para quem tem um familiar, amigo envolvido com drogas, não é fácil, é uma luta constante, tudo passa a ser uma incógnita: será que vai voltar para casa ?, sera que esta usando? Será que ta vivo ? e nesse redemoinho de perturbações a família adoece junto com o dependente.
Mas temos uma grande notícia (e não é novidade): DEUS EXISTE E ESTÁ BEM VIVO.
Volte-se a ele e com certeza terás a libertação que tanto almejas.
Ele veio para pessoas como eu e como você: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores”. Marcos 2:17.
Ele veio nos dar a vida : “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” João 10:10
Então vais ficar ai na “morte” ?
Sai dessa!
Vem pra vida, vem pra Deus.Ele está te esperando de braços e coração abertos.
E Ele te ama tanto, que deu seu único filho para morrer no teu lugar.
E o melhor de tudo isso, é de graça, você não precisa pagar nada, todo o preço já foi pago por ele e você não precisa se sacrificar em nada para recebê-lo, o sacrifício já foi feito por ele: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados” I Pedro 2:24 .
O GAMA – Grupo de Apoio Mãos Amigas tem conseguido com a graça de Deus, ajudar muitas pessoas a livrar-se da dependência do álcool, cocaína, maconha, crack e outras drogas e também pode “te dar uma força” para sair dessa.
Venha, nós queremos lhe ajudar.
Não somos os donos da verdade, mas conhecemos o Dono ! E sabemos que Ele faz toda a diferença para tua cura.
Entre os freqüentadores há um “código de ética”, pois tudo que se fala, que se ouve e que se vê na sala, “fica na sala”, pois sua individualidade deve ser preservada.
VENHA, VOCÊ É NOSSO CONVIDADO PARA A VIDA !

Nossas reuniões acontecem todas as quartas-feiras às 20:00 horas no prédio da Igreja Luterana do centro.
Se necessário, também fazemos conversas individuais na sala do GAMA com horário marcado.
Informações através do telefone: 3371-7226 (secretaria da igreja).
A quem precisar eles informarão os telefones dos coordenadores.


Arsanjo Paul Colaço
GAMA – Grupo de Apoio Mãos Amigas

Nenhum comentário: